O Panorama Social trata de como organizamos as nossas relações na nossa mente. As bases assentam na PNL e na psicologia social e cognitiva.
O modelo “Panorama Social” é um instrumento da psicologia com o qual podemos ajudar alguém a transformar o seu mapa da realidade social.
Criámos de forma inconsciente o nosso lugar na sociedade. Por isso continuamos a ser quem somos embora, se calhar, quiséssemos ser outro.
As relações entre pessoas são consideradas dentro do modelo do Panorama Social como construções cognitivas num espaço mental; projectamos pessoas numa localização e essa localização determina a qualidade da nossa relação.
Com a ajuda do modelo Panorama Social podemos de forma relativamente simples analisar e resolver problemas com relações íntimas, auto-confiança, conflitos, poder, famílias, equipas, organizações.
Temas fundamentais tratados no curso para consultores, são:
- as relações connosco, a sensação que temos de nós e a nossa auto-imagem;
- as relações com os outros, individualmente ou com grupos;
- teambuilding, relações dentro da organização e negociação;
- relações de autoridade, poder e submissão;
- relações familiares e relação do panorama de infância com a nossa personalidade actual (o Panorama Social já é considerado por vezes como alternativa e complemento das constelações familiares);
- relações amorosas;
- relações com o nosso mundo espiritual e entes falecidos.
A transformação na prática da nossa vida relacional é o resultado da reorganização da transformação do panorama social na nossa mente.