quarta-feira, 5 de novembro de 2008

COMO SABE QUE VOCÊ É VOCÊ ?

A experiência mais básica do ser humano é a "auto-consciência".
Esta "auto-consciência" traduz-se basicamente na sensação: “eu estou aqui”.
Este “eu estou aqui” nas suas relações com o mundo, é o objecto que é explorado pelo Panorama Social.
Como se pode explorar uma coisa tão vaga como é esta sensação do “eu”?
Como sabe no fim de contas que “está aqui”, como é que sabe isso?

Partimos do princípio que existe uma “auto-contrução” que denominamos de “eu” e que duma ou doutra forma ela é experimentada no espaço.
A palavra “eu” activa a construção mental da experiência de mim, senão vejamos:

Concentre-se em si-mesmo, dirija toda a sua atenção a “eu”. Diga-se:
- “Eu”!
O que sente? E onde sente isso?
O que é que vê a partir dessa sensação? E onde é que vê isso?
Ouve alguma coisa ligado a isso? E onde é que ouve?
Prova ou cheira algo relacionado?

Com base na resposta a estas perguntas cristalizam-se padrões. Em geral as mãos apontam para sensações no espaço, localizações.

A prática de muitos anos de estudo experimental demonstrou que estas “localizações” mentais são determinantes para a vivência das nossas relações no mundo.
A transformação das "localizações" na mente é determinante para as nossas vivências no mundo social e espiritual.