sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O PANORAMA SOCIAL, DEFINIÇÕES, PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS

O modelo “Panorama Social” é um instrumento para investigar e influenciar os padrões inconscientes no pensamento social. Pode ser empregue na melhoria de todas as espécies de relações sociais e para tratar de todas as formas de problemas relacionados em que as pessoas estão envolvidas.
O Panorama Social é um meio para trabalhar com sistemas sociais duma forma ligada às técnicas e aos pressupostos da PNL (Programação NeuroLinguística). É o resultado da “modelagem de populações”, quer dizer, trata-se da investigação duma parte determinada de experiência subjectiva (aqui referida como experiência social) num grande grupo de indivíduos com o fim de reconhecer padrões gerais de carácter pessoal e cultural.

Pressupostos e princípios do modelo “Panorama Social”

1. “Relação é localização”, o que quer dizer que o lugar no espaço mental em que alguém projectou o outro é determinante para a qualidade emocional da relação.
2. “Representações sociais” são uma categoria aparte de construções mentais a que chamamos “personificações”.
3. “As Representações determinam a interacção”: a imagem que temos de alguém é determinante para a maneira como interagimos com ela.
4. “O Panorama Social de alguém é a representação primária das suas relações”: uma transformação no Panorama Social determina a transformação das relações.
5. ”O axioma frívolo" : a transformação individual numa relação influenciará também o outro (através de comportamento verbal e não verbal consciente, mas sobretudo através de comportamento inconsciente verbal e não verbal).
6. "A lei da personificação dominante": as pessoas identificam-se com a personificação mais proeminente. Se a sua auto-imagem é relativamente fraca as pessoas adoptam a segunda posição, a posição da representação dominante do outro.