terça-feira, 4 de novembro de 2008

A CRIAÇÃO DUMA AUTO-IMAGEM POSITIVA


UM EXEMPLO DUMA TÉCNICA

A indicação para esta abordagem é a existência duma auto-avaliação negativa no cliente; descobre-se através de reacções negativas muito fortes ao aumento do tamanho e à aproximação da auto-imagem.

A técnica é baseada no facto de que cada auto-imagem é uma fantasia construída pela própria pessoa. Uma auto-imagem negativa tem tão pouco de realidade como uma imagem positiva. Por isso é justificável substituir uma imagem negativa por uma positiva.


1. Peça ao cliente para pensar em alguém que ele ou ela valoriza muito. Ajude a intensificar a sensação fazendo com que a visualização da pessoa esteja próxima de si. Quando o cliente nota que a sensação é bastante intensa, o especialista em PNL e consultor do Panorama Social pode ancorar cinestesicamente esta sensação.
2. Empregue esta âncora para ligar esta sensação de apreciação (amor, respeito) com a auto-imagem:
- "Sinta estima, apreciação, e aplique-a à imagem que tem de si de modo que olha para si com auto-estima”.
3. Quando o cliente tem sucesso no seguimento destas sugestões, o que geralmente é fácil de constatar através da sua expressão radiante, então a questão é fazer com que a experiência se mantenha por algum tempo (pelo menos cinco minutos).
4. Ligue esta nova auto-imagem positiva acabada de criar com o contexto em que o cliente sentia a carga da auto-avaliação negativa.
5. Faça um teste - quais são as eventuais objecções contra esta nova situação? Estas apontam muitas vezes para convicções de identidade limitadoras.
6. Consolide esta auto-imagem positiva dando-a ao eu-jóvem e seguidamente deixe o jovem crescer associado com ela.